p19tn9fpiqukts201de81tj9kja1

Senhoras e senhores, ele está entre nós. Trinta anos após programar o DeLorean para essa data específica, esse belo dia 21 de outubro de 2015, enfim aconteceu: Marty McFly chega hoje!!! (Ou já chegou ou já está chegando, dependendo do lugar que você está no mundo, considerando que a hora certa de chegada é às quatro e vinte e nove da tarde, no horário da cidade de Hill Valley, na Califórnia) E ele não vem sozinho: junto vem o nosso querido Doc Brown e também o FUTURO!!! Sim, sim, sejam bem-vindos ao Futuro, aqui estamos.

Para comemorar a chegada de dois dos personagens mais famosos, clássicos e queridos da história do cinema, vamos ver 5 coisas que Robert Zemeckis, diretor da trilogia De Volta Para o Futuro, previu para 2015 e vamos checar o que ele errou e o que ele acertou em De Volta Para o Futuro II

#ACERTOU: TVs de tela plana e Videoconferências, FaceTime, Skype etc etc etc.

fut1

Nessa cena, o glorioso baixista do Red Hot Chili Peppers, Flea, estrela a previsão-que-deu-certo-número-1: as videoconferências. Chame do que quiser, FaceTime, Skype e mais qualquer outro nome do aplicativo o fato é que falar com alguém pelo celular ou pelo computador ou por qualquer lugar que você quiser e ainda conseguir ver a cara da pessoa (o que pode nem sempre ser agradável) é uma previsão que Zemeckis acertou em cheio: não só é uma realidade, como é muito popular e a rapaziada adora skypear (ô verbo horroroso). Além disso, TVs de tela plana tão aí, inclusive sendo vendidas hoje em dia com informações sobre seus processadores.

#ACERTOU: Óculos inteligentes, smartglass, GoogleGlass etc etc etc.

fut2

Nem de perto tão popular quanto as videoconferências (até porque o preço não deixa ser popular; um Google Glass tá chegando a custar infinitas D$, ou dilmas, nesse exato momento com o real desvalorizado), os óculos inteligentes, ainda assim, são também uma realidade e já funcionam por aí, tem vários reviews pela internet e qualquer dia eu aposto que vai estar todo mundo usando (e dando com a cara em muito poste na rua por aí).

#ERROU: Carros voadores

fut3

Tem duas coisas meio erradas nessa foto acima: um carro voando e o Marty McFly com esse olhar 43, sensualizando. Quanto ao carro, meu deus do céu, imagina a galera que dirige nas ruas do Rio de Janeiro, por exemplo, dirigindo no ar? Era desastre aéreo todo dia, então, melhor deixar os carros no asfalto mesmo (apesar de que muitos inventores, ou lunáticos, já tentaram tirar essa ideia do papel), já que do asfalto não dá pra tirar e instalar postes de borracha no solo é bem mais fácil do que instalar postes de borracha no ar. Quanto a esse olhar sensual do nosso querido personagem, bom, vamos passar para a próxima foto.

#ERROU: Tênis que se amarra sozinho

fut4

Ainda que a Nike tenha anunciado (em uma divertida propaganda que conta Doc Brown, um vendedor de tênis interpretado por Bill Hader e pelo astro do basquete Kevin Durant) que os tênis que se amarram sozinhos estão em fase de produção – ou pré-produção, vai saber -, eles ainda não são uma coisa concreta. No entanto, é o que item que eu mais torço para que vire realidade porque quando eu era pequeno achava amarrar meus tênis a coisa mais impossível do mundo. Então, pelas crianças que também tem esse problema, inventem logo esses tênis de uma vez.

#ERROU: a prancha voadora Hoverboard

fut6

O skate voador ou prancha voadora Hoverboard tá prometida para virar uma realidade e já existem alguns protótipos (beeeem protótipos mesmo, muito distantes ainda do original) em andamento e produção, mas nada de concreto. Ainda. Porque quando tiver, ah brother, o mundo vai ficar ainda mais doido do que já é.

BÔNUS

#ERROU: Fax para todo mundo

fut5

Outra previsão que, graças aos deuses, falhou. Fax ainda existe, mas não tá em todos os lugares do mundo, o que é algo muito bom porque se a quantidade de papel que usamos hoje já dá um ruim no meio-ambiente, imagina se tivéssemos faxes (esse é o plural mesmo?) espalhados por todos os cantos?

Além do documentário Back in Time sobre a trilogia e lançado hoje, da edição especial da trilogia em bluray do aniversário de 30 anos do primeiro filme e de um livro documentando toda a história por trás dessa série de filmes que tanto amamos (tudo já à venda na internet, Amazon e afins), vamos finalizar com algumas trivias, algumas curiosidades.

  1. O filme quase se chamou Spaceman From Pluto
  2. Michael J Fox era a primeira escolha para o papel de Marty McFly mas, devido a inúmeros conflitos de agenda, o papel foi para Eric Stoltz
  3. Por sua vez, Eric Stoltz foi demitido por não entender o papel. Durante a produção, ele insistia em ser chamado apenas de “Marty”, como uma maneira de se manter no personagem, criando um Marty muito mais intenso e louco do que deveria ser e do que vimos com Michael J. Fox.
  4. Christopher Lloyd sequer sabia quem era Eric Stoltz.
  5. Para contratar Michael J. Fox, Zemeckis e sua equipe precisaram pedir uma extensão de tempo para as filmagens e mais dinheiro. O estúdio concordou e o resto é história.
  6. A clássica interpretação de Johnny B Goode por Marty McFly quase não rolou. O lendário Chuck Berry, autor e dono da canção, quase não autorizou a utilização da música, que foi escrita como parte do filme sem a ciência de Berry.

Rapaziada, por hoje é só, vou deixar vocês curtindo o dia 21 de outubro e, de preferência, vendo toda a trilogia, três filmes incríveis.

Renato Furtado

Anúncios