mad1

Renato Furtado

Todo fim de ano e início de ano seguinte são verdadeiros deleites para os cinéfilos. Chega a temporada de premiações, chegam as conversas acaloradas sobre quem deveria ganhar o que, quem deveria não ganhar, quem deveria nunca mais aparecer ou fazer um filme durante todo o resto de sua vida e por aí vai. Essa energia acaba sendo direcionada para as listas de fim de ano (as listas do C2M vem logo logo, fiquem ligados!). Ontem, divulgamos uma lista que saiu no fim do ano – mas que não é de fim de ano -, lá dos escritórios da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, o top 100 dos filmes brasileiros (que você pode conferir aqui).

Também nesse fim de semana passado, a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro se movimentou e elegeu os dez melhores filmes de 2015! E – como eu já suspeitava – o filme eleito como o melhor de todos, o rei da galera nesse ano incrível – que já podia ter sido enforcado até as Olimpíadas e que parece dar mostras de não querer acabar nunca – foi Mad Max: Estrada da Fúria!

Fiquem abaixo, com o resto do top 10, em ordem alfabética:

O Abutre
Birdman
Divertida Mente
Ida
As Mil e Uma Noites – Volume 1, O Inquieto
A Pele de Vênus
Que Horas Ela Volta?
Whiplash – Em Busca da Perfeição
Winter Sleep

Achei uma seleção realmente boa, construída através de filmes bastante diversos entre si, de gêneros e nacionalidades bastante variados, todos eles de altíssima qualidade; vale a pena conferir todos. Os filmes serão exibidos especialmente no Centro Cultural Banco do Brasil aqui do Rio de Janeiro, como já é tradição. É isso, conforme novas listas surgirem, divulgaremos-nas aqui!

Anúncios