gga

Renato Furtado

Se ontem falamos sobre os melhores filmes, os melhores diretores e os melhores roteiristas, hoje falaremos daqueles que são as verdadeiras faces dos filmes, aqueles que estão à frente das câmeras: os atores e as atrizes indicados às categorias de atuação principal e atuação coadjuvante! Temos estreantes no Globo de Ouro, temos grandes estrelas, veteranos, novatos e tudo mais um pouco. Se liga aí!

Primeiro, atrizes e atores principais.

Melhor Atriz – COMÉDIA: Jennifer Lawrence (Joy: O Nome do Sucesso); Amy Schumer (Descompensada); Melissa McCarthy (A Espiã que Sabia de Menos); Maggie Smith (A Senhora da Van); Lily Tomlin (Grandma).

Assim como na categoria de melhor filme de comédia, descartamos as estrelas de Descompensada e de A Espiã que Sabia de Menos simplesmente por estarem em outro nível de competição, abaixo de suas concorrentes. Sobram três no páreo. Ainda que seja bom ficar com os dois olhos aberto para a genial Maggie Smith, ela deve correr por fora e a disputa acabará ficando entre Jennifer Lawrence e Lily Tomlin, um verdadeiro embate de gerações. Lawrence é querida por todas as academias e por todas as premiações, mas esse pode ser o ano de ressurgimento de Lily Tomlin (que também ganhou uma indicação por sua atuação na série Grace & Frankie, da Netflix).

Apostamos na vitória de: Jennifer Lawrence!

Melhor Ator – COMÉDIA: Matt Damon (Perdido em Marte); Steve Carell (A Grande Aposta); Christian Bale (A Grande Aposta); Mark Ruffalo (Sentimentos que Curam); Al Pacino (Não Olhe Para Trás).

Ainda que Al Pacino seja um deus do cinema e que Mark Ruffalo seja um dos ótimos atores da atualidade, eles provavelmente não terão muito chance, uma vez que seus filmes fizeram pouco barulho no mundo cinematográfico. A briga fica, então, entre dois colegas de filme e um “marciano”. Impulsionado por ótimas críticas e uma boa bilheteria, o superestimado Perdido em Marte dá uma boa chance a Matt Damon faturar uma estatueta. O problema é que seus competidores são atores tão bons quanto ele (Steve Carell e Christian Bale, este último superior aos dois concorrentes) em intepretações que vem fazendo barulho em A Grande Aposta. Bom páreo.

Nossa previsão é: Matt Damon!

Agora vamos ao drama!

Melhor Atriz – DRAMA: Saoirse Ronan (Brooklyn); Cate Blanchett (Carol); Rooney Mara (Carol); Brie Larson (Room); Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa).

Esta categoria dá uma boa ideia do que pode acabar acontecendo na categoria de Melhor Atriz Principal no Oscar deste ano. Todas as cinco são grandes atrizes com grandes chances de levar a estatueta para casa – atentem para o fato de que tanto quanto Blanchett quanto Mara foram indicadas à categoria principal, apesar dos esforços do estúdio promotor de Carol em separar as duas nas categorias de atuação. O fim do ano tem mostrado que Brie Larson parece levar uma leve vantagem em relação às suas competidoras; no entanto, não há nada garantido nessa disputa, que será uma das melhores desse ano. PS: senti falta de Charlize Theron na lista.

Nossa aposta é: Brie Larson!

Melhor Ator – DRAMA: Will Smith (Um Homem Entre Gigantes); Michael Fassbender (Steve Jobs); Eddie Redmayne (A Garota Dinamarquesa); Bryan Cranston (Trumbo: Lista Negra); Leonardo DiCaprio (O Regresso).

Tanto aqui como no Oscar, tudo dependerá de como O Regresso for aceito. Tendo em vista que Fassbender e Redmayne (os maiores adversários de DiCaprio neste ano) estão em filmes que não atraíram muita atenção do público, um importante medidor neste fim de ano, as chances de DiCaprio levar tudo na temporada de premiações aumentam exponencialmente.

Nossa aposta é: Leonardo DiCaprio!

Por último mas não menos importante, os atores e atrizes coadjuvantes (que não são separados por categorias de drama e comédia)!

Melhor Atriz Coadjuvante: Kate Winslet (Steve Jobs); Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados); Helen Mirren (Trumbo: Lista Negra); Jane Fonda (Youth); Alicia Vikander (Ex-Machina).

Sério, o que falar dessa categoria? Cinco gênios da atuação, cinco atrizes de tamanho talento reunidas de uma tacada só em uma briga incrível. É tão difícil falar sobre as cinco – pelo fato de que todas tem grandes chances de levar o globo para casa – que vou deixar apenas a nossa humilde aposta logo abaixo.

Nossa (humilde) aposta: Jennifer Jason Leigh!

Melhor Ator Coadjuvante: Michael Shannon (99 Homes); Idris Elba (Beasts of No Nation); Mark Rylance (Ponte dos Espiões); Paul Dano (Love & Mercy); Sylvester Stallone (Creed – Nascido Para Lutar).

É terrível ter que eliminar algum nome dessa lista, mas embate é embate. Ainda que Michael Shannon e Paul Dano sejam atores incríveis (e absurdamente subestimados) e que Sylvester Stallone tenha entregado o que parece ser uma das atuações de sua vida, o páreo deve ficar entre a performance magnética e explosiva de Idris Elba e a interpretação suave e estruturada de Mark Rylance.

Nossa aposta é: Idris Elba!

 

A lista completa dos indicados você confere aqui!

Anúncios