oscars

Renato Furtado

Vários posts e inúmeros dias depois que começamos nossa série especial sobre o Oscar 2016, chegamos finalmente à missão final. Com o anúncio do Oscar a menos de uma semana de distância, o assunto deste sábado não poderia ser outro: os indicados à estatueta de Melhor Filme! Por isso, sem mais demora, vamos logo às nossas previsões que a prosa de hoje é longa!

OBS: selecionamos 10 filmes, mas, até o momento, não há nenhuma confirmação sobre o número de filmes que concorrerão ao Oscar de Melhor Filme. A única certeza é que serão entre 5 e 10 filmes.

10) Straight Outta Compton

soc

O filme que conta a história do grupo de rap/hip-hop N.W.A vem ganhando cada vez mais impulso. Suas indicações para os prêmios dos sindicatos dos roteiristas e dos produtores pode ser o gás a mais que o filme precisa para conquista uma das vagas do Oscar. Qualidade não falta: o elenco é bom, a história é envolvente e a direção de F. Gary Gray é sólida. O problema mesmo é que a disputa está concorrida. Veremos.

9) Divertida Mente

a8440

A razão para este filme estar nesta posição é muito simples: é uma animação e a Academia não costuma indicar animações como melhor filme (recentemente, aconteceu apenas com Up e Toy Story 3, em anos que 10 filmes foram indicados). Como vocês sabem, se dependesse da gente, não tinha para ninguém. Quem acompanha o C2M sabe do nosso amor por Divertida Mente e ficaremos mais do que felizes se o filme abocanhar uma das vagas.

8) Ponte de Espiões

la-et-mn-bridge-of-spies-trailer-tom-hanks-steven-spielberg-tackle-cold-war-20150605 (1)

Spielberg, Tom Hanks, irmãos Coen. Como já dissemos em nossa crítica sobre o filme, não tem jeito dessa fórmula dar errado e a boa aplicação dela é Ponte de Espiões, mais um ótimo filme histórico de Spielberg, revelando o mestre em grande forma. Além de Hanks, o filme ainda traz a elogiada performance de Mark Rylance que tem tudo para ser indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Ponte de Espiões merece uma vaga nesse ano.

7) Brooklyn

brook1

Esse é o tipo de filme que chegou como quem não quer nada e, de repente, começou a ganhar impulso. Sua indicação é provável, mas não é certa (outros filmes podem substituir este título como Perdido em Marte, Sicário: Terra de Ninguém, entre outros). O que é certo dizer é que a performance de Saoirse Ronan vem chamando atenção o suficiente (ela deve ser indicada ao prêmio de Melhor Atriz) para conferir a Brooklyn o empurrão crucial para atingir o patamar dos indicados a Melhor Filme.

6) O Quarto de Jack

roombrie

Em O Quarto de Jack, a protagonista Brie Larson prova que é uma das melhores atrizes da atualidade – sua interpretação em Short Term 12 é uma das melhores coisas dos últimos anos e o fato da Academia não ter indicado a atriz à época é um dos grandes crimes da história recente da premiação. Não só isso, o filme é o candidato independente e dramático desse ano e através da direção do bom Lenny Abrahamson pode ser um dos indicados.

5) Carol

Carol-2015-Todd-Haynes-02a-932x532

A partir daqui, chegamos em um terreno onde as coisas já estão mais definidas. Até porque, agora é que começa mesmo a pancadaria generalizada entre os principais combatentes. Carol é um deles. Com a direção elegante de Todd Haynes (que precisa urgentemente fazer mais filmes) e as performances de tirar o fôlego tanto de Cate Blanchett quanto – e principalmente – de Rooney Mara (que ganhou o prêmio de melhor atuação no festival de Cannes), o longa é um dos grandes candidatos ao título. Com certeza será indicado.

4) O Regresso

leonardo-dicaprio-s-new-film-how-the-revenant-became-a-living-hell-dicaprio-in-the-r-529541

Aqui temos uma situação similar a de Ponte de Espiões, com fórmula matemática e tudo. No caso, a equação fica da seguinte forma: Iñarritú + DiCaprio + Hardy + Lubezki = explosão de mentes. Filmado em luz natural e apresentando o que provavelmente são algumas das imagens mais belas dos últimos anos, O Regresso deve ser o filme pelo qual DiCaprio (enfim) vencerá seu Oscar. Além disso, a trama ajuda, o diretor é querido pela Academia e o filme como um todo é deslumbrante. Indicação certa.

3) A Grande Aposta

the-big-short-movie

Se Straight Outta Compton e Brooklyn vieram na surdina, A Grande Aposta bateu todos os recordes de filme stealth. Até o fim do ano passado, ninguém tinha a menor ideia de que filme era esse e, para todos os efeitos, Adam McKay, diretor do filme, era apenas o cara responsável por comédias maneiras. Aí, veio o trailer e Steve Carell, Christian Bale, Ryan Gosling e Brad Pitt e a direção e escrita loucas de McKay entraram em uníssono. A Grande Aposta chegou “chegando”, derrubando portas, chutando baldes e fazendo tanto barulho que a indicação já está praticamente certa. Ajuda, obviamente, o fato de que o filme é insano e realmente muito bom – ganhando comparações até mesmo com O Lobo de Wall Street.

2) Mad Max: Estrada da Fúria

mmfr

A Academia não gosta de filmes de gênero, isso é uma verdade. É raro, portanto, vermos comédias, ações ou filmes de terror indicados ao Oscar de Melhor Filme. Mas quando o filme é, simplesmente, um dos melhores filmes de 2015 (talvez o melhor), um dos melhores filmes dos últimos anos e um dos melhores filmes de ação de todos os tempos, não há muito o que fazer. Se temos duas paixões aqui no C2M, elas são Divertida Mente e Mad Max: Estrada da Fúria (os filmes que lideram os nossos top 10 pessoais de 2015, que você confere aqui).

Long live Furiosa! (E Charlize Theron para Melhor Atriz, por favor!)

1) Spotlight – Segredos Revelados
spotlight-movie-review
Em Spotlight – Segredos Revelados (nossa crítica aqui), não há gordura, não há firulas nem grandes floreios – e é aí que está o trunfo da narrativa. A sobriedade e a objetividade do longa conferem a eficiência necessária ao filme, construído como uma verdadeira investigação jornalística. Spotlight tem cara de Oscar e, até o momento, é o grande favorito para levar a estatueta para casa – e, caso leve, será merecido. No entanto, como os jornalistas de Spotlight bem sabem, é preciso ter paciência. A concorrência vem com tudo.
É isso aí, pessoal. Chegamos ao final final da nossa pré-cobertura do Oscar. Durante esses dois meses passados, analisamos as maiores categorias da premiação e trouxemos para vocês nossos palpites para cada uma delas. Amanhã já teremos uma ideia melhor do que acontecerá no Oscar com os ganhadores do Globo de Ouro.
O anúncio da Academia com os indicados ao Oscar sai no dia 14 de janeiro, quinta-feira próxima e o resultado você confere aqui!

 

 

 

Anúncios