Renato Furtado

marvel-logo-wallpaper

Quando a Disney comprou a Marvel, em 2009, o mundo do entretenimento ficou em choque. Ninguém sabia o que esperar dessa nova aquisição da empresa do Tio Valdisnei e muitas dúvidas pairavam no ar à época. Hoje em dia, quase sete anos depois – e após a Disney ter adquirido também os direitos sobre a saga Star Wars -, é seguro dizer que foi uma jogada de mestre.

Mas o que realmente ficou na minha mente sobre a parceria Marvel e Disney foi a reação de um antigo colega de classe meu que ficou furioso, para dizer o mínimo, com a notícia e acabou arremessando uma cadeira na parede como forma de extravasar o ódio. Ainda bem que as coisas deram certo, porque imaginem o estrago que ele faria se as coisas dessem errado. Esse post é dedicado a esse colega.

5) Homem de Ferro

iron-man-tony-stark-robert-downey-jr-scaled1000

Pra começar bem, nada como voltar às origens. Sim, é tempo de retornar ao filme que começou tudo isso, que deu o peteleco inicial nos dominós e mais qualquer coisa que vocês queiram dizer sobre isso. O ponto é: o primeiro Homem de Ferro já se tornou, à essa altura do campeonato, um clássico dos filmes de super-heróis. Ao olhar para o longa hoje em dia, é possível perceber como as ambições da Marvel aumentaram e como os filmes tiveram um crescimento visível de qualidade, mas, ainda assim, Homem de Ferro 1 é um filme genuinamente bom e divertido, entretenimento de alto nível. Além do mais, esse é o longa que trouxe, oficialmente, a carreira de Robert Downey Jr. de volta do mundo dos mortos. Depois de Homem de Ferro, Downey se tornou uma das maiores estrelas do cinema mundial.

Resultado: diversão pura, ação e atuações para guardar na memória.

4) Vingadores: Era de Ultron

age-of-ultron

Depois do primeiro filme dos Vingadores, o maior desafio era realizar um filme que ficasse, no mínimo, próximo de seu predecessor – e dada a grande qualidade do primeiro filme, esta era uma tarefa bastante complicada. Recentemente, Joss Whedon chegou a declarar que gostaria de ter feito um filme melhor e a relação do cineasta com o estúdio ficou abalada por conta de diferenças criativas. Contudo, deixando os problemas de lado, Era de Ultron é um sucessor de alta qualidade para os Vingadores, ainda que não se aproxime da qualidade do original. Ao apresentar novos heróis, explorar lados pouco conhecidos de alguns dos heróis já conhecidos e trazer um dos melhores vilões do universo no personagem de Ultron, dublado por James Spader, Era de Ultron é um dos melhores filmes da Marvel. Além disso, a sequência inicial é, definitivamente, para se guardar na memória.

Resultado: pura diversão cinematográfica.

3) Capitão América: O Soldado Invernal

the-winter-soldier

Se alguém duvidar o que um bom diretor pode fazer no lugar de um diretor ruim, basta ver os dois primeiros filmes do Capitão América em sequência. Onde havia apenas confusão e problemas, no segundo longa, estes espaços foram preenchidos por uma consciência de altíssimo nível em criar e estruturar ótimas cenas de ação. Cortesia das mentes dos Irmãos Russo, que fizeram tanto sucesso ao aliar a estética de thriller político e de espionagem do universo do Capitão América (ainda que a política de O Soldado Invernal seja às vezes rasa e às vezes confusa) a algumas das melhores sequências de ação de um filme de super-heróis, que acabaram se tornando os responsáveis por serem os diretores principais do Universo Cinematográfico da Marvel. A megalomania da Marvel/Disney combina perfeitamente com o estilo explosivo dos Irmãos Russo.

Resultado: ótimo filme de ação e ótimo filme de super-herói.

2) Guardiões da Galáxia

guardians_of_the_galaxy_wallpaper3

Ninguém poderia dizer que um dos melhores, mais queridos, mais divertidos, inesperados, inusitados e deliciosamente caóticos da Marvel/Disney seria um longa sobre um grupo de criminosos intergalácticos que envolve um homem que se autointitula Starlord, uma assassina verde, um brutamontes que não entende ironias, um guaxinim psicótico e uma ÁRVORE. Mas, deu no que deu: Guardiões da Galáxia, dirigido por James Gunn, é um dos melhores filmes da Marvel sem a menor sombra de dúvidas. É obvio que o filme tem falhas, mas a diversão geral é tão grande que é impossível sair de uma exibição desse longa sem ter se divertido muito. Os Vingadores podem ser mais populares, mas os Guardiões são mais queridos.

Resultado: no geral, é um dos filmes mais divertidos dos últimos tempos; pessoalmente, é o meu filme favorito da Marvel.

1) Os Vingadores

7659ef53005018ba2f87eaf5d5bbd010

Apesar de já ter cinco filmes, a Marvel/Disney só se tornou o que é hoje depois que Joss Whedon soube combinar as fórmulas de cada um dos heróis do universo, a megalomania do projeto e toda as qualidades dos quadrinhos em um só filme, um longa com potencial para se tornar um clássico do cinema blockbuster por tudo que é e por tudo que representa. Talvez vocês já tenham ouvido falar dele: se chama Os Vingadores. A imagem acima fala mais do que quaisquer mil palavras que eu possa tecer sobre o filme, mas vale dizer: a cena da batalha de Nova Iorque e o momento em que os seis aparecem juntos lutando pela primeira vez é pura magia cinematográfica.

Resultado: potencial clássico do cinema blockbuster.

 

É isso, gente! Amanhã tem a crítica de GUERRA CIVIL aqui no Cinema2Manos! Fiquem ligados!

Anúncios