o-OSCARS-2013-facebook

Caio César

#C2M está batendo ponto também no último dia do ano com o tradicional preview das indicações para o Oscar 2017. Neste post, vamos discutir as prováveis indicações para duas das categorias mais importantes para os filmes que desejam se credenciar à disputa de melhor filme do ano. Por isso são tão polarizadas: Melhor roteiro original e adaptado.

ROTEIRO ORIGINAL

5) Capitão Fantástico

captainfantastic

Correndo por fora na disputa de melhor filme, esta dramédia fez barulho no circuito alternativo e pode pintar como um dos indicados por roteiro original. O Renato, nosso mano, já assistiu ao filme e disse:

Extravagante, o segundo longa-metragem de Matt Ross é um ponto fora da curva. Com grande paixão por seus personagens, o cineasta entrega uma obra que lembra o “clássico” do gênero, Pequena Miss Sunshine: um road movie sobre pessoas excêntricas vivendo vidas excêntricas em uma missão excêntrica.

4) The Lobster

thelobster

Exibido no Festival do Rio em 2015, The Lobster foi lançado apenas neste ano nos Estados Unidos. Não demorou para que o filme, que conta a história de uma sociedade no futuro que não permite que os seus cidadãos fiquem solteiros, fizesse barulho entre os críticos – o credenciando para uma indicação nesta categoria.

3) Hell or High Water

hellorhighwater

Agendado para chegar nos cinemas brasileiros em fevereiro, com o nome A Qualquer Custo, o filme conta a história de dois irmãos que, após uma tragédia familiar, decidem fazer um assalto ao banco da cidade – mas vão encontrar um delegado que vai fazer de tudo para prendê-los. Foi indicado a três Globos de Ouro, incluindo melhor filme de drama – e figura como um dos possíveis indicados ao prêmio de melhor filme.

2) La La Land

laland

Ah, La La Land! Um dos filmes mais amados (por aqueles que ainda nem o viram) do ano, o musical é um dos favoritos nesta categoria e também para a de melhor filme. Pesa para o seu lado o fato de que, desde os anos 50, um musical não vence a disputa de roteiro original. O problema é que o seu principal oponente nesta e na categoria de melhor filme é:

1) Manchester by the Sea

manchester

Exibido no Sundance Festival em janeiro de 2016, Manchester à beira-mar vem arrebatando a crítica desde então – sendo considerado por muitos aposta certa para os prêmios principais (até La La Land aparecer como um concorrente muito bem equipado). A disputa é dura, mas a presença dos dois filmes em todas estas categorias é dada como certa!

ROTEIRO ADAPTADO

5) Hidden Figures

hiddenfigures

Inacreditavelmente traduzido como Estrelas Além do Tempo no Brasil, este filme é um drama baseado na história real de mulheres negras que trabalhavam na NASA em plena corrida espacial – e também em pleno conflito racial nos Estados Unidos. Ganhou força com as indicações ao Sag e ao Globo de Ouro – além de ser socialmente relevante por tratar dos direitos das mulheres e dos negros. Sua nomeação, entretanto, não é certa, podendo perder a vaga para outros filmes que correm por fora como: Hacksaw Ridge Nocturnal Animals.

4) Fences

fences

Com um dos melhores trailers do ano, havia a dúvida de que Fences fosse um filme que dependesse muito das atuações de Viola DavisDenzel Washington (ambos com enormes chances de saírem com os prêmios de Atriz Coadjuvante e Ator). O lançamento do filme nos EUA, no último dia 25 de dezembro, aqueceu a possibilidade de que o filme dispute as categorias principais – inclusive o roteiro, adaptado por August Wilson, a partir de sua própria obra.

3) Lion

lion

O filme chega na temporada de premiações com a força do seu produtor: Harvey Weistein, conhecido por não medir esforços para fazer bonito no Oscar. Suas múltiplas indicações ao Critics Choice, Sag e Globo de Ouro o deixam praticamente certo nesta categoria.

2) Arrival

arival

A Chegada é um dos melhores filmes do ano! O mano Renato disse o seguinte em sua crítica (nota 10):

Além de ser uma ficção científica belíssima, um suspense de mestre sobre a linguística (um mérito por si só) e de manter o espectador na ponta da cadeira […] “A Chegada” é uma verdadeira meditação sobre a existência humana.

O roteiro, escrito por Eric Heisserer, que só tinha experiência com o gênero terror, é um dos mais inteligentes do ano – guiando a espetacular execução do diretor Dennis Villenueve. Um dos favoritos – e presença certa na categoria.

1) Moonlight

moonlight

Na disputa direta pelo prêmio de melhor filme, Moonlight é apontado como muitos como o favorito nesta categoria. A saga de um homem negro e homossexual para achar seu espaço no mundo parece ser um filme arrebatador – algo que fica bem claro em seu maravilhoso trailer.

 

Anúncios