o-OSCARS-2013-facebook

Caio César

#OscarsSoWhite é coisa do passado. Ao menos nas categorias de ator e atriz coadjuvantes no Oscar 2017. Tudo indica que os vencedores serão negros – contrariando a falta de indicações de pessoas de cor na premiação do último ano. A disputa por indicações está praticamente desenhada – e parece que as nomeações seguirão sem muitas surpresas. Confira nossas previsões.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

5) Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo)

octavia-spencer-hidden-figures

A atriz retorna ao foco das premiações, desta vez com o drama Estrelas Além do Tempo, onde interpreta uma funcionária da NASA. Mais conhecida pelo seu trabalho em comédias, ganhou um Oscar na mesma categoria em 2012, por sua discutível performance no (também discutível) filme Histórias Cruzadas. Deve passar em branco.

4) Nicole Kidman (Lion)

nicole-kidman-lion

A atriz australiana deve receber sua quarta indicação ao Oscar. Ela ganhou na categoria principal em 2003, por seu papel em As Horas. Como a mãe adotiva do personagem de Dev Patel em Lion, ela retorna à boa forma e deve figurar nas nomeações ao prêmio.

3) Naomie Harris (Moonlight)

naomie_2_large

Como a mãe do protagonista, Naomie está muito bem já nas cenas apresentadas nos trailers. É presença certa nas indicações, já que figurou em todos os mais importantes prêmios até aqui. Embora não tenha muitas chances de vitória, é a única com chances de estragar a festa das próximas duas competidoras. Será sua primeira indicação ao Oscar.

2) Michelle Williams (Manchester à Beira Mar)

Manchester by the Sea (screengrab from EW.com Exclusive clip)

Tudo parecia encaminhado para que Michelle ganhasse, enfim, o seu primeiro Oscar, em sua quarta indicação ao prêmio. Ela está muito bem no filme, especialmente na cena retratada acima, em que ela transparece seus sentimentos para o personagem de Casey Afleck. A disputa vai ser dura, mas ela não contava com a presença de…

1) Viola Davis (Cercas)

viola-davis

Está chegando a hora da consagração de uma das maiores atrizes em ação na indústria. Viola é gigante! Ela parece conseguir fazer com que a leitura do dicionário seja uma cena das mais interessantes. Estrela também na televisão, ela provavelmente deverá levar o Oscar para casa, após ser esnobada duas vezes. Por seu papel em Fences, ela já ganhou o Tony de melhor atriz. Sua presença nesta categoria é contestada apenas pelo fato de que ela é tão protagonista do filme quanto Denzel – em uma acusação de que a Paramount achou que seria mais fácil ganhar aqui do que na categoria principal.

MELHOR ATOR COADJUVANTE

5) Dev Patel (Lion)

dev-patel-lion

Jai-ho! Dez anos após ser apresentado ao mundo em Quem Quer Ser um Milionário, o simpático Dev Patel deve conquistar sua primeira indicação ao Oscar por seu papel em Lion. Ele é um rapaz que deseja encontrar seus pais biológicos. A força que o filme tem ganhado ultimamente pode pesar ao seu favor, mas deve brigar por esta última vaga com Aaron-Taylor Johson, de Animais Noturnos.

4) Lucas Hedges (Manchester à Beira-mar)

lucas-hedges-manchester

Outro que pode ser preterido por Aaron, Lucas ficou de fora dos Golden Globes, mas está entre os indicados do SAG, um indicativo mais certeiro para o Oscar. Sua performance em Manchester à Beira-mar é divertida e tocante, como o jovem que perde seu pai tragicamente, mas que também está preocupado com a sua vida de adolescente que não para – leia-se tomar conta de sua banda de rock e administrar os seus dois namoros com moças distintas.

3) Hugh Grant (Florence: Quem é essa mulher?)

hugh-grant-florence-foster

Embora seja um dos maiores e mais simpáticos astros do cinema mundial, Hugh Grant deverá conquistar a honra de ser indicado ao Oscar somente em 2017. Está presente em todas as listas de nomeações dos prêmios que antecedem o da academia – o que não é pouca coisa para quem divide as atenções com ninguém menos que Meryl Streep.

2) Jeff Bridges (A Qualquer Custo)

jeff-bridges-hellor-high-water

Queridinho da academia, Jeff Bridges desponta como nome certo para as nomeações ao prêmio. Esta seria a sétima indicação do ator, que ganhou o Oscar na categoria principal em 2010, com o longa Crazy Heart. Ele parece ser o único que pode barrar a festa do nosso favorito.

1) Mahershala Ali (Moonlight)

Mahershala Ali, by Daniel Bergeron. Indiewire 2016. No PR/No Release on file.

Com uma carreira muito mais voltada para a televisão, Mahershala Ali tem poucos, mas bons papeis no cinema. Já trabalhou com grandes diretores como David Fincher e Francis Lawrence e deve levar para casa a estatueta dourada em sua primeira indicação ao Oscar, por seu papel como um traficante de drogas no drama Moonlight, um dos principais candidatos ao prêmio de melhor filme.

 

Anúncios